Foca no suspense

Sempre gostei de um bom livro de suspense. Daqueles que te aprisiona na leitura. Do tipo que você lê compulsivamente até que o mistério seja desvendado. Também gosto de terror, mas confesso que li bem poucos livros do gênero, a maior parte foram de Stephen King. Terror sem suspense não tem graça, né? 

Claro que o gênero da minha leitura varia bastante. Ultimamente tenho lido muito menos fantasia, muito mais livros de não-ficção, e tenho adotado um hábito de ler mais de um livro ao mesmo tempo, chegando ao ápice de quatro ou cinco livros simultâneos. No meio desses meus quatro livros geralmente há um mais sensível, algo poético, um outro mais pesado, geralmente não-ficção, e um de suspense. Por exemplo, meu último grupo de leituras foi A descoberta do mundo (Clarice Lispector) + Estação Carandiru (Drauzio Varella) + As Outras Pessoas (CJ Tudor). Gêneros bem diferentes entre si, o que me garante que quando cansar de uma leitura eu tenho outra para mudar de cenário quase que totalmente.

Faz tempo que tenho tentado largar disso e me concentrar em uma leitura por vez. Faz tempo que tenho tentado mudar esse meu hábito multitarefa. Eu sempre fui meio multitarefa, o que me atrapalha, porque fica cada vez mais difícil focar em alguma coisa. E a gente sabe que focar em uma única tarefa por vez é mais proveitoso, eficiente, e menos estressante. 

Eu sempre digo a mim mesma "só vou começar um livro novo quando eu terminar esses todos". Mas isso também é meio injusto comigo mesma. Por exemplo, não consigo devorar um livro de poesia. Tem livros que precisam ser lidos devagar, e então eu acabo mesclando a leitura dele com algum outro mais fluido, para também não ficar presa naquela leitura. O que, repito, não significa que eu não goste desse tipo de livro, que tenha uma abordagem mais sensível ou subjetiva. Na verdade eu gosto bastante desse tipo de livro, e são meus favoritos para se discutir, porque fico viajando nas interpretações.

Olha só: comecei este post pretendendo fazer uma lista dos livros de suspense que li durante quarentena, terminei escrevendo uma reflexão sobre meus hábitos de multitarefa e multileitura. Tá vendo aí minha falta de foco? 🤦

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul