Descobertas cotidianas

Esta foto é meramente aleatória

Faz um tempão que estou lendo A Descoberta do Mundo, de Clarice Lispector. Dois meses, para ser exata. Eu estar demorando tanto não quer dizer que o livro seja ruim. Nesse caso, significa que cada crônica - ou a maioria delas -, por mais curta que seja, me traz grandes reflexões. Então é um livro para ser lido devagar, e não para ser devorado todo de uma vez. Assim penso eu.

Em 

muitas de suas crônicas, que em geral são sobre o mundo e a vida (nossa, que tema vasto!) ela se expõe (sua vida, suas ideias, seu cotidiano) de uma forma que lembra os áureos tempo do blogue: quando não tinha muito esse negócio de "nicho", e as pessoas simplesmente escreviam sobre o dia-a-dia. Seria esse o percursor das blogueiras de lifestyle, então? Seria Clarice a primeira blogueira brasileira? A Descoberta do Mundo é um compilado de crônicas de uma coluna que ela escrevia semanalmente no Jornal do Brasil. Eu sei, é um exagero dizer isso, pessoas escrevem colunas em jornais, e isso não as torna blogueiras, mas me deixa devanear, vai.

Se tracei esse paralelo é porque depois de começar a ler esse livro de Clarice tive vontade de voltar a escrever minhas pequenas descobertas cotidianas. Não quero me comparar a Clarice, claro que não. Mas me identifico com ela em diversos aspectos, e ela me inspira. Então se vocês verem mais das minhas bobagens escritas por aqui culpem Clarice, beleza?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul