Livro | O Natal de Poirot

Estou me tornando fã de Agatha. Não fosse pela minha falta de tempo, eu com certeza teria devorado esse livro bem rápido.
(...) Demonstrou também o desejo de " um assassinato dos bons, violento e cheio de sangue". Um assassinato que não houvesse dúvida de ser assassinato! Pois esta é a história que escrevi especialmente para você. 
Pois é assim, com esta dedicatória que iniciamos a leitura desse romance.
Trata-se de uma trama envolvendo os ingredientes necessários para um bom mistério: muitos suspeitos, um crime cometido dentro de um quarto trancado por dentro e pistas confusas. É o primeiro livro que leio com a participação de Hercule Poirot, e já simpatizei com o jeito observador dele. Poirot reune pistas e formula teorias em sua mente e até nos dá algumas dicas, mas não explicita o que está pensando, nem mesmo para seus companheiros de investigação, quero dizer, ele nos indica sua linha de raciocínio, mas ficamos se saber de quem ele está suspeitando, ou mesmo se suspeita de alguém em particular. Esse fato só faz aumentar ainda mais a nossa curiosidade por nos fazer pensar que o caso é insolúvel.
No primeiro momento Agatha nos apresenta aos personagens. Ficamos sabendo o ponto de vista de cada um deles, tentamos traçar suas personalidades e então todos são reunidos e colocados à frente de um assassinato terrível. O que piora ainda mais o caso é o fato de que os principais suspeitos, apesar de terem motivos, e alguns até a oportunidade, eram membros da família da vítima. Uns suspeitando dos outros e temendo por sua própria situação.
Não preciso dizer que o desfecho é surpreendente, e a narração dos fatos por Poirot é simplesmente alucinante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul