Livro | A Teia da Aranha

Esse na verdade foi o primeiro livro da Agatha que eu li. Não é tão recente, mas não faz assim tanto tempo. Ainda lembro da história e das críticas que li depois e das minhas impressões.

A história dA Teia da Aranha, originalmente, é de uma peça escrita pela Agatha e que foi adaptada por Charles Osbourne. Assim não é de se admirar que o romance fuja da escrita convencional da Rainha do Crime. 
Com personagens envolventes, como Clarissa, que prefere o mundo da fantasia à realidade, seu marido convencional - que é praticamente um figurante - e seus amigos, que fazem de tudo por ela, e claro, a enteada Pipa, que é amada por eles.
Por exemplo, eu poderia dizer a mim mesma, "Imagina se uma bela manhã eu descesse e encontrasse um cadáver na biblioteca, o que eu faria?". Ou "Imagina se um dia aparecesse uma mulher dizendo que ela e Henry haviam se casado em segredo em Constantinopla e que nosso casamento era bígamo, o que eu diria a ela?". Ou "Imagina se eu tivesse seguido meus impulsos e me tornado uma atriz famosa?" Ou "Imagina se eu precisasse escolher entre trair meu país ou ver Henry ser baleado bem na minha frente?".
Os devaneios da protagonista me fizeram simpatizar com ela. Ela gosta do fantástico, do excepcional e tem sempre o que deseja, tenta manipular a todos, e por ser tão cativante acaba conseguindo. A teia da aranha é essa intricada de possibilidades de desvendar esse crime envolvendo um homem detestável, uma ligação misteriosa à polícia, uma escrivaninha antiga e uma confissão inesperada. Típicas de uma história da Agatha.

Para alguns o desfecho pode não ser assim tão surpreendente - como, confesso, pra mim foi -, pois a trama é mais simples do que se costuma ver nas história agathachristinianas, sem toda aquela análise psicológica dos suspeitos, mas não deixa de ser um bom livro, e divertido, por sinal. Aqui a Rainha do Crime se mostra também adepta à comédia.
Gostei do modo como fui confundida e desconfundida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul