Livro | Matéria Escura (Blake Crouch)

Vez ou outra preciso de um livro eletrizante que me faça lembrar dos tempos de adolescência quando eu não tinha nada o que fazer e terminava livros de suspense em um dia porque simplesmente não conseguia largar o livro.

A sensação Matéria Escura é essa. 

O nosso protagonista, Jason Dessen, tem uma vida feliz sendo casado com Daniela que tanto ama, com seu filho adolescente, sua carreira como professor de física em uma faculdade local. Tudo está maravilhoso, mas será que poderia ser melhor? 

Certo dia Jason é sequestrado e acorda em um mundo onde ele nunca casou com Daniela. E é a partir daí que a eletrizante história se desenrola. Bebendo da fonte da física quântica e da teoria do multiverso - explicado de uma forma que até eu consegui entender - temos na mão uma dinâmica de ação e suspense, permeada por reflexões tocantes acerca do amor do protagonista pela sua família, sobre as escolhas que fazemos no decorrer da vida, e sobre o que nos torna únicos.

Tudo leva a crer que minha identidade não é binária. É multifacetada. E talvez eu possa abrir mão da dor e do ressentimento do caminho não trilhado, porque o caminho não trilhado não é apenas o inverso do que sou. É um sistema infinitamente ramificado que representa todas as permutações da minha vida.


Para além da física quântica, vemos um homem perdido e em busca por seu lar e pelo amor da sua família. Um protagonista que se perde em um labirinto multidimensional, mas também em seus sentimentos, tendo claro apenas o seu objetivo. E esse objetivo fixo beira a obsessão.

O livro me fez refletir sobre o como vamos compondo a nossa identidade e valores de acordo com a nossa experiência com o mundo, e é justamente isso o que nos torna únicos. Somos mestres das nossas decisões, e claro, nos questionamos se nossas escolhas foram corretas. Mas não adianta. Não dá pra ter tudo. E viver em um eterno arrependimento, pensando nos "e se?" é doloroso demais.

Apesar do desfecho, que me pareceu "fácil", achei o livro sensacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul