Livro | A coragem de ser imperfeito (Brené Brown)

Essa leitura foi uma indicação da minha psicóloga. Trata-se de um livro que disseca os temas vulnerabilidade e vergonha. Bom, daí você porque que a minha psicóloga me indicou ele. 

A autora nos convida a abraçar nossas vulnerabilidades e tentar contrapor os desafios. Vai dar medo de falhar? Sim. Mas, como diria Roosevelt, se falharmos falharemos com ousadia. Como seres humanos a nossa principal premissa é estabelecer vínculos, e relações humanas genuínas só podem ocorrer no terreno da vulnerabilidade, quando nos sentimos seguros para nos entregarmos realmente.

A vergonha nos leva a reagir de forma desproporcional, negativamente, com raiva. A partir da leitura deste livro - e acredito que também por causa da minha terapia cognitiva comportamental - consigo perceber com mais clareza os momentos em que sinto essa vergonha, essa sensação de não ser boa o bastante, de ter cometido um erro, que é algo além de sentir culpa por uma coisa específica, mas um sentimento de inadequação que permanece como uma crença fixa. Ao reconhecer essa vergonha, consigo entender seu motivo, e tentar reagir de forma equivalente, racionalmente.

Acho um bom livro, que aplica conceitos relacionados a dualidade vergonha X vulnerabilidade em diversas áreas da vida. A leitura nos aproxima por partir de relatos bastante sinceros da própria autora, bem como fundamentados por suas pesquisas e entrevistas. Tudo isso torna fácil se identificar com o texto, reconhecer comportamentos e padrões, e pensar em formas de viver de forma plena, como diria Brené.

É preciso coragem para ser imperfeito, para reconhecer as vulnerabilidades e ser vistos por completo e com empatia. Só assim para se colocar na arena, se permitir inovar e mudar.

Sejamos genuínos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul