Inktober 2020 [0/31]

Hoje começa o mês de outubro e com ele o Inktober 2020. Dessa vez eu resolvi participar. Pra quem não sabe eu sou uma artista amadora, nunca fiz curso nem nada. E o inktober é um desafio messsmo, porque eu não tenho o hábito de desenhar com caneta.

Eis meus materiais com um pequeno spoiler do primeiro desenho

Se você não conhece o Inktober, você pode entrar no site e conhecer o projeto, mas de qualquer forma eu vou explicar bem rapidinho: é um desafio que o ilustrador Jake Parker lançou em 2009 e consiste em fazer desenhos com caneta (Ink) durante todos os dias do mês de outubro (October). São desenhos bem preto no branco mesmo, para estimular a criatividade e treinar. 

Desde então, todo ano no mês de outubro os artistas da internet entram no desafio. E acabei de descobrir que existe um projeto paralelo: o Inktober52, no qual os participantes fazem um desenho por semana durante todo o ano, pra quem quiser continuar mesmo quando outubro acabar.

Eu desisti das redes sociais mainstream, onde talvez fizesse mais sentido postar meu desenhos diariamente. Então, pra não flodar o blog com post todo dia, farei o desafio da seguinte forma: vou desenhar diariamente, e de tempos em tempos (provavelmente cada cinco dias) eu vou postar um compilado dos desenhos do período. Acho que tá ok fazer assim.

Eis a lista oficial do Inktober 2020, criada pelo próprio Jake Parker:

Com a popularização do Inktober vários artistas fazem versões da lista e versões do desafio, mas eu decidi seguir a oficial adicionar algo a mais...

Ontem eu peguei essa prompt list e comecei a imaginar o que eu faria. Pensei em mil coisas e percebi que algumas das ideias estavam sendo inspiradas por músicas. Então eu resolvi fazer o meu Inktober todo musical. Vou alimentar essa minha playlist no Spotify diariamente, colocando lá a música que inspirou o desenho do dia. Como estamos no dia 1, já tem uma musiquinha lá.

Quanto aos materiais, vou me manter minimalista. Eu tenho uma caneta preta (Uniball Eye 0.7), da qual gosto muito, mas  que dispensa muita tinta e é ruim para detalhes, uma canetinha esferográfica Cis Spiro 0.7, que tem a ponta bem fininha e um conjuntinho com 6 canetas hidrográficas (supostamente) em tons pastéis. O papel é de linho 200gr, o qual usei pra encadernar meu próprio caderno/artjournal/scketchbook. Bem DIY, meninas (mas não ficou muito bom, confesso). Esse papel é ideal para impressão de convites etc, e não para desenho, mas eu uso mesmo assim. A textura dele lembra o emaranhado de um tecido, o que na hora de desenhar dá um efeito interessante. 

Bem inkpobre, mas vai dar bom.

Só temos um problema: na próxima segunda-feira eu vou tirar meu siso. O dentista disse que será uma cirurgia complicada, e nos primeiros dias de resguardo não poderei inclinar a cabeça para baixo, o que dificultaria demais desenhar diariamente. Ainda não sei como vou manejar isso, mas se tudo der errado eu posso atrasar os meus posts seguintes. 

Eu nunca fiz um desafio desse tipo. Vamos ver se vou conseguir completar.

Xau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul