Impasse com as redes sociais

Will é viciado em redes sociais e aplicativos de edição de imagens

Tenho brincado com a ideia de que levei o distanciamento social tão a sério que me distanciei até das redes sociais. Saí do instagram porque a quantidade excessiva de conteúdo estava me fazendo mal, e a rede feita para viciar não me deixava diminuir o meu uso. Eu ficava com muito FOMO (fear of missing out), ficava bisbilhotando a vida de pessoas que não me interessam, e ficava me comparando a outras pessoas. E eu não estava me sentindo bem para produzir e compartilhar conteúdo. 

Eu gosto de produzir conteúdo. É um hobby. E se eu estou em uma rede social eu sinto a necessidade de produzir algo naquela rede. Se eu não me sinto à vontade de publicar porque isso me deixa ansiosa, me faz sentir medo de ser julgada, me faz pensar se mascarar meu estado miserável para produzir um conteúdo legal e alto astral que não vai afetar outras pessoas de forma negativa, como às vezes eu mesma me sentia afetada... então pra quê eu vou permanecer naquela rede social?

Saí.

Tem muita coisa legal nas redes, muitos artistas, muitas dicas, muitos memes. Muito muito. E agora convivo com o ônus de não acompanhar a vida dos meus amigos e com a sensação de que estou sendo esquecida. Mas eu precisava disso. Pelo menos por enquanto. 

Passei cerca de um mês sem celular, por que o meu antigo quebrou e os correios demoraram para entregar o novo. Isso me obrigou a fazer um detox. E foi nesse período que eu me tornei mais ativa aqui no blog. E passei a pensar que este espaço é a rede social menos tóxica da qual faço parte (mais uma razão para permanecer aqui após tanto tempo). Exceto pelo skoob e telegram. Skoob e telegram são incríveis e não me fazem viciar.

Nesse meio tempo assisti e me assustei com O Dilema das Redes, que é um documentário da Netflix sobre os efeitos que as redes sociais exercem em nossas vidas. Como diria a Redatora de Merda: Black Mirror da vida real. 

No meu celular novo o tik tok já veio instalado. Eu nunca tinha usado, e abri o app no mesmo dia que assisti Dilema das Redes. Amada, na hora que eu vi que o app paga pra nós assistirmos vídeos eu fiquei chocada - se eu estou sendo paga é porque eu estou trabalhando para o app; já dizia Andrew Lewis: se você não está pagando por um produto, é sinal que o produto é você. Isso deve ser muito bom para os tik tokers, pensei em como deve ser menos burocrático e mais fácil pra eles receberem dinheiro pela produção de conteúdo. Mas e pra mim que não sou nem tenho interesse em ser digital influencer? Na mesma hora eu desinstalei.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul