Naruto e os mindsets

Eu mandei muitos áudios para a amiga que me indicou a leitura do livro Mindset de Carol Dweck explicando meu ponto de vista. Dweck poderia escrever um capítulo falando sobre Naruto, e eu posso provar.


Nesta quarentena eu revisitei os animes.

Comecei assistindo Full Metal Alchemist que é muuuuito legal e depois fui para os filmes do estúdio Ghibli, que são fofos demais! Posso até escrever depois um post sobre essa minha fase kawaii assistindo filmes Ghibli. Mas hoje vamos falar de Naruto.

Naruto me lembra infância. Quando nas férias eu ia para a casa de meu avô e assistia o Bom dia e Cia pela manhã. Era minha única possibilidade de assistir esse programa, porque eu sempre estudei de manhã e mesmo quando os professores liberavam um pouco mais cedo eu só conseguia chegar em casa a tempo de assistir Dragon Ball Z ou X Men Evolution na finada TV Globinho.

Eu encontrei nesses animes um confort, e resolvi voltar a assistir Naruto, por ele ser familiar e por ter uma pegada parecida com FullMetal que eu gostei tanto. Óh, céus! Estou me tornando otaku?

Enquanto eu assistia Naruto, principalmente a 2ª temporada, na qual eles estão competindo para conseguir uma graduação ninja (de genin para chunin) percebi muito claramente em alguns personagens a manifestação dos mindsets fixo e de crescimento. Desde o princípio já se percebe no próprio Naruto uma determinação típica do mindset de crescimento. Mas nem é sobre ele que eu quero falar, e sim de Neji Hyuga e Rock Lee, que pra mim são os personagens que personificam os mindsets de forma mais clara.

No anime existe um tipo de habilidade que são passados de forma hereditária. São os kekkei genkai. A pessoa de determinado clã já nasce com a habilidade do kekkei genkai daquele clã específico. Por exemplo, o clã Uchiha possui o Sharingan, e o clã Hyuga herdou o Byakugan, que são habilidades especiais (SOCORRO EU TO MUITO OTAKU). O paralelo que trago com a vida real é que existem pessoas consideradas geniais desde muito cedo, pessoas abençoadas pela genética, que naturalmente tem uma maior aptidão a determinadas tarefas, nos animes ou na vida real.

Só que por ter nascido com o Byakugan, Neji Hyuga acredita que essa predestinação é fixa e quem não é predestinado não tem a capacidade de se desenvolver como um grande ninja. Ele acredita que as pessoas sem talento inato estão destinadas ao fracasso. Neji aqui representa o mindset fixo. Mas ao mesmo tempo, mesmo sendo um "gênio" ele não deixa de se dedicar ao treinamento, e acredita que pode se aperfeiçoar. Os mindsets coexistem. Eu poderia dar mais exemplos, mas só serviria para deixar esse texto gigante e provar ainda mais a minha recém descoberta otakisse.

Em contraponto temos Rock Lee, que não nasceu em nenhuma família especial, não tem nenhuma habilidade com jutsus ou genjustus (que, simplificadamente, seriam as habilidades "mágicas"). Apesar disso, Lee acredita que pode se tornar um grande ninja e resolve se concentrar no treinamento do taijustu, que é uma forma de batalha corpo a corpo, em vez de tentar com os jutsus. E ele treina tanto, e acredita tanto em seu aprimoramento, que se torna um ninja extremamente poderoso, capaz de enfrentar outros jovens ninjas considerados gênios, como o próprio Neji. E como ele provou no seu combate lendário com Gaara, um menino possuído por um demônio poderoso, mas isso rende outro post. 

Treinamento, esforço, aprimoramento. Rock Lee demonstra que algumas pessoas requerem um pouco mais de esforço para chegar em lugares que outras chegam com mais facilidade. Mas isso de forma alguma torna sua jornada menos especial. Apesar disso não pense que ele é só otimismo todo o tempo, Lee também duvida de si mesmo, quer a todo momento se provar, duelar com esses ninjas "gênios" para mostrar para os outros e para si mesmo que ele é capaz. É normal essa dúvida e insegurança, os mindsets coexistem.

Eu tive muita dúvida se iria postar isso ou não porque existem algumas sagas que tem fãs fieis, e Naruto é uma delas. Vocês que são fãs, me perdoem se falei besteira, viu? E eu sou só uma simples camponesa, assisti até a 4ª temporada, e fiz essa análise apenas com base na 2ª temporada do Naruto Clássico. Mas eu gostei tanto dessa minha analogia doida, que não poderia deixar de escrever sobre. Se essa minha fase otaku permanecer poderemos ter mais posts sobre Naruto no futuro, tô certa. Xau.

Comentários

  1. Acabei de ler o livro e já irei fazer uma análise para meus seguidores no insta sobre a leitura e usarei esses dois personagens que pra mim mais se adequam ao mindset fixo e mindset de crescimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dispa-se ou vista-se. Como preferir.

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul