Livro | Feios


Feios, de Scott Westerfeld, é um romance futurista que tem como protagonista a personagem Tally Youngblood. Nesse futuro imaginário todo adolescente ao completar 16 anos passa por uma intervenção cirúrgica para se tornar "perfeito", antes disso todos eles são "feios" e moram em cidades separadas. A justificativa dada às pessoas desde pequenos, na escola, é que se todos forem iguais, não haverá disputas, guerras e injustiças. Parece dar certo, pois todos os perfeitos que Tally observa quando vai às escondidas para Nova Perfeição vivem felizes, festejando o tempo todo.

O romance é dividido em três partes - Tornando-se perfeita, A  Fumaça e No fogo. A primeira não me atraiu muito (cheguei a pensar em abandonar a leitura), porém em determinado momento houve uma reviravolta e  a história (finalmente!) se tornou mais dinâmica. Os pontos altos são os finais e inícios das três partes. Depois o ritmo cai e tudo fica meio monótono.

O que de início parecia uma trama superficial de uma garota que se acha feia e quer ser linda, encontrar com seu melhor amigo e permanecer com sua nova amiga se transforma em algo muito mais elaborado, com direito a agentes secretos e grupos de resistência. Eu gostei da forma como os Enferrujados (nós) eram comparados aos habitantes daquela época. É estranho imaginar o nosso modo de vida como algo ultrapassado.

Preciso falar da protagonista. Em determinado momentos eu detestei Tally. Ela é divertida, esperta, apronta bastante, mas certas atitudes dela foram egoístas demais e quando e se arrependeu, já era tarde.

O final não chega a ser alucinante, mas prende o suficiente para o leitor desejar continuar lendo a série.

Comentários

Postar um comentário

Dispa-se ou vista-se. Como preferir.

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul