Papos sobre a covid-19: Tubaína e Globo News

Eu estou escrevendo uma série de posts sobre o tratamento da COVID-19 que estão sendo postados no instagram. Não que existam muitas alternativas de tratamento, né? Até hoje NENHUM medicamento foi considerado eficaz pelas evidências científicas. 

NENHUM.

E acho muito curioso o interesse em afirmar que existe alguma substância milagrosa. Muito curioso mesmo. Lembrei até de um meme muito legal, que é uma imitação de uma publicação do New England comparando a cloroquina com a tubaína (1). O estudo-meme chega a conclusão de que tubaína tem um gosto melhor, e eu ainda acrescento dizendo que a tubaína não tem nenhum estudo evidenciando que ela aumenta a ocorrência de arritmias e morte. A cloroquina sim.

Temos muita pesquisa sendo desenvolvida em uma velocidade incrível. A cada semana vemos atualizações, artigos sendo publicados, pesquisas sendo desenvolvidas mundo afora... e algumas pesquisas importantes estão sendo realizadas no Brasil também, apesar de não recebermos muito investimento na área. Pelo contrário, parece que o investimento em fake news feito no país é muito maior.

Mas voltando aos textos que estou escrevendo, é a primeira vez desde que começou esse caos que eu realmente paro pra estudar sobre a covid-19. Esses tempos estou até parando pra assistir o jornal, coisa que antes não estava conseguindo fazer. Hoje mesmo eu estava vendo alguma bizarrice no jornal quando perguntei para a minha avó:

- Minha avó, o que a senhora sabe sobre a cloroquina?
- Ah, eu vi que ela é boa pra gente que tem lupus e outras coisas, mas que pro coronavírus ela tá matando mais o povo do que ajudando.
- Pois é.
- Eu vi até no jornal que essas pessoas que tem lupus estão achando muito difícil a cloroquina pra comprar. Você acredita, Emanuelle, que tem gente que tá comprando e usando dentro de casa? Deus me livre, esse negocio faz mal pros órgãos, principalmente pro coração.

Muito sábia a minha avó. Ela assiste muito jornal. Agora descobriu o canal Globo News e fica de plantão o dia quase todo. Só não gosta muito de Miriam Leitão:

- Ele é inteligente, especialista mesmo. Mas eu não entendo muito o que ela diz. Você viu aí? Ela falou em multilaterais. Muita gente não sabe o que é multilaterais.
Eu ri. - Nem eu sei também.




(1) Eis o meme a que me referi:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul