Nomes próprios

Vovó Fia não faço ideia do porquê desse "fia", ainda tem outra senhora que é amiga dela que a chamava de fiapo de pano. Ninguém nunca me conta essas histórias. Eu pergunto e eladiz que é apelido de infância mesmo. É Fia e acabou. Acho que por que aqui algumas pessoas tem mania de chamar desconhecidos de fí e fía. Ô minha fía. Ô minha filha. Mas o nome dela mesmo é o mesmo da mulher da Guerra de Troia e das novelas de Manoel Carlos. Helena.

Tio Góes, irmão de Vovó Fia, de Góes não tem nada. O nome dele é Aristóteles. Eu nunca que sabia disso, vim descobrir dia desses, e só por que ele está passando um tempo aqui em casa. Agora pergunte a ele de onde veio esse Góes. Tu sabe? Nem ele. Tio Góes ri de tudo, ele é engraçado. Mora em uma cidade que fica há umas duas horas daqui, mas demora de aparecer. O engraçado de Tio Góes estar aqui com Vovó Fia é que ele fica atormentando o juízo dela e ela fica toda irritada. Ele devia ser bem abusado quando era mais novo.

Acho que vó Gertrudes tinha uma queda pela Antiguidade Clássica.

Eu achava engraçado o nome de Tia Zinha. Nunca tinha escrito o nome dela antes, mas sempre me pareceu mais correto escrever Tia Zinha do que Tiazinha. Nunca perguntei, mas acho que esse apelido é porque ela é pequenininha mesmo e também ela é a mais calma e paciente. O nome dela é Aurora. Nome de princesa.

Tia Senhora e Tio Manoel são os mais próximos. Tio Manoel é Manoel mesmo, ele é o mais brincalhão e o que nos visita com mais frequência pra tomar um café, conversar um pouquinho e dizer pra eu cortar o cabelo, porque ele está careca e quer uma peruca.
A primeira vez que fiquei uma noite em claro foi por causa de um café que Tia Senhora, ou Maria de Lurdes, fez de noite pra mim. Depois ela fez mingau pra ver se o sono voltava e ficamos conversando, falando das peripécias de minha vó quando era criança.

Eu entendo. Eu poderia falar meus apelidos "de casa", mas melhor não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul