Livro | O Poder dos Quietos

Um amigo secreto muito querido me deu esse livro de presente no último natal. Foi o presente perfeito por alguns motivos:

1. Eu já tinha visto o livro em algum lugar e ele chamou a minha atenção (acho que foi nas Lojas Americanas).
2. Ele chamou minha atenção porque eu me identifiquei com o título.
3. Não cheguei a pensar em comprar porque não é do estilo a que estou acostumada a ler.
4. É difícil sair da zona de conforto.
5. Gosto de ser desafiada a sair da zona de conforto. É bom para conhecer coisas novas. Adoro conhecer coisas novas.

Esse livro me surpreendeu muito positivamente porque eu esperava um autoajuda e me deparei com um estudo muito bem elaborado sobre a introversão, trazendo pesquisas científicas, dados biográficos, entrevistas com diversas pessoas e relatos pessoais. Susan Cain fez uma pesquisa intensa sobre a introversão e a extroversão e nos mostra neste livro de onde vem o potencial dos tímidos e porque aprecia-lo é tão difícil na nossa sociedade. Para isso ela conta a história do ideal de extroversão, como a sociedade passou do culto ao caráter par o culto à personalidade, e aqueles que não são tão sociáveis e expressivos ficam à margem.

A todo momento ela usa o mundo dos negócios (especialmente nos Estados Unidos) para exemplificar, mas o culto à personalidade é percebido em todos os lugares (até nas minhas aulas na universidade). Susan busca o que pessoas criativas e de sucesso têm em comum, e encontra a introversão entre suas características.

Encontrei a mim mesma em todo o livro. Na quietude, na dificuldade de socialização, no apreço pela solidão, na veia artística... Mas também percebi que eu não preciso mudar quem sou, como tenho tentado fazer, para ser bem sucedida. Passei a compreender melhor a mim mesma e meus amigos introvertidos.

As pressões sociais são muitas, mas ler este livro me fez entender melhor meus amigos introvertidos e aceitar melhor a mim mesma podendo mudar alguns traços, como Susan driblou o seu medo de palco e eu estou lutando contra o meu. Sabe, algumas pessoas que me veem apresentando alguma coisa podem até me achar extrovertida (é por isso que gostei do termo que Susan me apresentou: "ambiversão"), mas eu já entendi o que acontece. Preciso estar muito segura e bem preparada para encarar uma apresentação importante. Se não acabo metendo os pés pelas mãos. É como se eu tivesse criado uma personagem extrovertida para me tirar dessas situações. Susan também fala sobre isso em seu livro. Isso foi fruto da pressão social, mas não posso dizer que foi ruim. Falei de apresentações importantes, mas vale pra qualquer situações em que seja preciso ser espontânea (a menos que eu esteja um pouquinho alta rs). 

Existe o ideal para tudo. Até para personalidade. Nossa, como eu detesto padrões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul