Livro | Eu Sou o Mensageiro

De linguagem simples, e personagens com os quais o leitor consegue se identificar, em Eu Sou o Mensageiro, Zusak nos apresenta Ed Kennedy e sua lista de fracassos e frustrações. Ed tem 19 anos e nunca fez nada de importante na vida. Perdeu o pai, que ele amava - apesar de ter sido um alcoólatra - há pouco tempo, vive às voltas com uma mãe que só sabe xingá-lo e dizer o quanto ele é inútil e não se parece com os irmão bem sucedidos, dentre os quais se destaca o mais novo Tommy. Tem uns amigos tão fracassados quanto ele: Audrey tem medo de amar. Marv é um mão de vaca metido a engraçadinho. Ricchie é um preguiçoso sem tamanho.

Ed é só o Ed até que impede a fuga de um assaltante de banco e tem os seus 15 minutos de fama. Depois desse episódio ele começa a receber mensagens em cartas de baralho que despertam sua curiosidade. Seguindo as instruções das cartas que recebe, ele começa seu trabalho de "mensageiro", levando às pessoas - e aos leitores - a alguma reflexão, ou pelo menos um momento de alegria, algo que desperte um sentimento bom.

Quem envia as cartas? Qual o propósito de tudo isso? Como ajudar essas pessoas? Nós e o protagonista tentamos responder a essas perguntas no decorrer do romance. É uma leitura que nos prende e faz com que pensemos no que estamos fazendo com a nossa vida, mas sem aquele toque de auto-ajuda, apenas com a reflexão simples que o livro traz.

Vai soar clichê, eu sei, mas a primeira coisa que pensei ao terminar de ler foi: Se Ed Kennedy se tornou um pessoa melhor, por que eu não posso me tornar também?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul