Vestibular

Fiz vestibular esse fim de semana. Nem me perguntem se me saí bem. Pra falar a verdade nem contei os pontos direitinho e nem sei se quero contar mesmo. De qualquer forma não foi perda total, saí um pouco da rotina. Em Salvador meu primo me serviu de babá, coitado. Também né, eu não sabia nem ir na esquina sozinha. Pelo menos agora aprendi a pegar uns buzus.

No dia que cheguei, fui com meu primo descobrir onde era o colégio. Lá conheci uma senhora simpática que me deu uns conselhos: Olhe minha filha, fique calma. Não me venha com esses sapato apertado, venha com sapato confortável, que isso incomoda. Eu pagava um van pra ir e volar do colégio, e essa senhora voltou sentada do meu lado e começou a conversar: Olhe minha filha, fique calma. Não me venha com roupa que não é confortável, viu? Olha, aqui você entra vai dar na emergência de São Marcos, mas isso você já sabe, né? Então eu disse que não era de Salvador, então ela continuou por todo o percurso dando uma de guia de turismo: Olha, aqui você entra e vai dar na emergência de São Marcos. Aqui já é Pau da Lima. Ali na frente é o fim de linha de Pau da Lima. Ali é entrada pra Mata Escura. Olha, se você não quiser dar uma volta tooooda com a van, você desse aqui nesse ponto e vai andando até lá embaixo, que você chega antes no colégio, não precisa dar essa volta tooooda. Quantos de você já tivera um percurso guiado no subúrbio de Salvador? Raiai! E não é que eu aprendi os caminhos?

Então, fiz a prova numa boa, comendo meus biscoitinhos, fungando minha coriza, e com roupas e sapatos confortáveis, é claro. Terminei rápido e fui pro portão. Fiquei lá um pouco esperando meu primo ir me buscar, eu ainda não estava segura o suficiente pra saber o ponto em que eu tinha que descer, e também, meu primo não queria arriscar eu me perder, eu não sou uma pessoa muito certa do juízo. Lá fora, observei uma coisa impossível de não ser notada: a cara de rico daquele povo! Gente, as meninas tudo a cara da escova progressiva e os carinhas tudo a cara da roupa de marca e seus pais indo buscar de Camaro (oh yeah), Hilux, Corola, C3........... e eu no meu transporte complementar para áreas especiais.

Quem foi que disse que universidade federal é pra pobre? O que que eu tava fazendo lá com aquelas menininhas que fizeram a prova com camiseta de um dos melhores cursinhos da cidade e com aqueles que tiveram um bom Ensino Médio na rede particular e com aqueles que têm cotas e se esforçaram bastante estudando? Acredito que não vei ser dessa vez. UFBA é difícil, mano, to lhe dizendo. E eu também não me ajudei, confesso.

Não estou desesperada nem esperançosa. Ainsa tenho mais dois vestibulares pra fazer esse ano e a pontuação do Enem pra tentar vaga em alguma outra. To susse. Pelo menos por enquanto.

Acho que tenho outras coisa pra escrever, mas deixa pra lá.

Comentários

  1. Só imagindo sua cara de " Que saco, oq me resta é rir" e dando aquele riso tímido de canto de Boca! rsrsrs Tá no FLOP mas EU ACESSO! :D

    ResponderExcluir
  2. Salvador me lembra azeite de dendê e essa merda FEDE! FEDE MUITO.

    ResponderExcluir
  3. Isso porque você ainda não comeu uma moqueca temperada com ele! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dispa-se ou vista-se. Como preferir.

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul