Livro | VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue (Cesar Bravo)

Já contei por aqui o quanto eu gosto das indicações de Adriana do Redatora de Merda, mas não custa reforçar. Ela é fã de terror, suspense e desgraçamento de mente e sempre indica conteúdos impactantes. Com VHS não foi diferente.

Esse livro é um prato cheio pra quem curte terror. VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue promove uma imersão no gênero terror através de contos que se encontram na cidade fictícia de Três Rios e  circunvizinhança. Dessa forma Cesar Bravo cria toda uma mitologia envolvendo a região através de seus contos perturbadores. E vale destacar que o autor é brasileiro. Bom demais.

O livro é um lançamento da DarkSide Books, então já é de se imaginar o quanto a edição é belíssima. A princípio vemos recortes variados de jornais, folhetos, notas fictícias que entregam um tom documental e trazem uma ambientação muito boa antes mesmo dos contos se iniciarem.

Não vou falar de cada conto um por um, mas o primeiro precisa ser registrado. Trata-se de uma ótima apresentação do que está por vir nos próximos capítulos. Nesse conto, que tem como título "FireStar Videolocadora", como o próprio nome já diz, conhecemos a famigerada locadora de VHS FireStar. Vou falar um pouquinho do enredo: prevendo a futura decadência desse tipo de negócio os proprietários da locadora passam a também adquirir filmagens caseiras para uma clientela seleta.

Parece estranho que alguém vá a uma locadora e peça um vídeo de um aniversário de 15 anos aleatório? Me pareceu bem bizarro, mas isso também me fez perceber que é exatamente o que nós fazemos quando estamos olhando as redes sociais de pessoas aleatórias, acompanhando tours pela casa nova ou stories do casamento. A bizarrice não acaba por aí, mas não vou falar mais do que isso pra também não entregar spoiler.

A todo momento eu me referenciava à FireStar e aos vídeos caseiros disponíveis, tentando identificar os personagens naquelas filmagens. Todos os contos se ligam, não somente pela região geográfica, como também por relações indiretas entre os personagens, e pelos recortes de classificados que aparecem entre os capítulos. Aos poucos fui tentando juntar as peças e compreender a história que o livro entrega em seu conjunto. 

Nesse livro o autor passeia por diversas vertentes do horror. O leitor tem que estar preparado pra terror psicológico, gore, sobrenatural, multidimensões, mas sobretudo para os limites da própria humanidade. Alguns contos são mais icônicos, mas o conjunto é fenomenal, principalmente pela habilidade de Bravo em construir uma narrativa envolvente que submerge o leitor. Nesse sentido acho que o conto que mais me deixou angustiada foi o Bicho Papão, nossa. Mas todas as histórias são fenomenais, além das duas que já citei, eu daria destaque também a Jezebel, Quando as Mariposas Voam, e Torniquete. 

As ilustrações de Micah Ulrich que acompanham cada capítulo são bastante macabras e igualmente belas. E como se não bastasse todo esse combo de terror com referências visuais e elementos que se interconectam, cada conto recebe a sua própria trilha sonora. Um brinde aos meus ouvidos. Claro que boa parte dos contos eu li com a trilha tocando no spotify, um aditivo à experiência.

 É isso. Não é apenas uma leitura, é uma verdadeira experiência.

Sabendo que no ano passado foi lançado o livro DVD: Devoção Verdadeira a D., eu fico como? Aguardando me recuperar dessa bomba que foi VHS para então desfrutar desse outro livro de Cesar Bravo. Por enquanto sigamos com algo mais tranquilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul