Livro | Sapiens - Uma breve história da humanidade

Gatos e seu plano de dominar o mundo. Este é Will, meu gatinho, estudando sobre nós.

Sapiens é o tipo de leitura que te dá tapas na cara a cada página virada. Esse livro nos faz descer um pouco do pedestal de donos do planeta, porque mostra que essa conquista não foi algo simples e natural.

Parei para refletir sobre questões que são postas atualmente, e fazem total sentido na minha concepção, e portanto carrego com convicção, como a existência de Direitos Humanos Universais. Porém até mesmo isso, que creio como justo e natural, nada mais é do que uma ideia imaginada para que possamos ter controle sobre o comportamento de grandes populações. E a necessidade da criação dessas concepções imaginárias varia de acordo ao período histórico e população em questão. Isso me fez pensar muito sobre o que é considerado ético, legal e moral hoje em dia, e o quanto essas normas estabelecidas mantem o funcionamento das sociedades. Vivemos buscando provas para justificar nossa realidade imaginada. E nossa imaginação é fértil.

Talvez essa tenha sido a parte que mais me marcou no livro. Perceber tudo que existe de imaginário na nossa sociedade, tira um pouco o sentido de segurança e concretude do nosso modo de vida. Várias questões são trazidas à tona de uma forma que eu não tinha imaginado. E me fizeram questionar minhas convicções - sabe, questionar, duvidar, problematizar são pontes importantes para evitar crer em algo cegamente, por isso gosto de ter as minhas ideias postas para reflexão.

Nesse livro, Yuval Noah Harari, autor de origem israelense, conta a história da humanidade desde o seu princípio, quando surge a espécie Homo sapiens, até os dias atuais. Assim vamos entendendo como os humanos progrediram e conseguiram dominar o planeta da forma que vemos hoje. O conteúdo é dividido em quatro partes:

1) A Revolução Cognitiva, que fez com que nos diferenciássemos dos demais hominídeos que já residiram no planeta. E me chocou o pensamento de que em dado momento os sapiens provavelmente conviveram (talvez não muito pacificamente) com outras espécies de humanos.

2) A Revolução Agrícola, e todo o impacto que essa, que pode ter sido a maior fraude da história causou no nosso modo de vida. Foram os homens que dominaram as plantas ou as plantas que dominaram os homens? Quem é mais bem sucedido nessa história de plantio e colheita? A vida dos nossos antepassados realmente melhorou com a revolução agrícola?

3) A Unificação da Humanidade, que versa sobre os acordos que fazemos entre indivíduos para que possamos nos ver como comunidade, mesmo que hoje  vivamos em grandes cidades e países e não conheçamos a todos pessoalmente, como era nas aldeias habitadas por caçadores-coletores no passado. O que nos unifica? O fenótipo? O dinheiro? Os impérios? A religião?

5) A Revolução Científica, e a forma como o homem reconheceu a sua ignorância e a partir daí partiu em busca de conhecimentos que nos trouxeram para o fortalecimento do capitalismo, a formação de um império global e para uma série de avanços tecnológicos que fazem com que os humanos sejam  (ou desejem ser) quase deuses.

Desde a revolução do domínio sobre o fogo, e os impactos que essa descoberta gerou nos hábitos alimentares e fisiologia do corpo humano, até a falácia da revolução agrícola. Discutimos ainda conceitos religiosos e descobrimos que coisas que consideramos ideologias (comunismo, capitalismo, neolieralismo...) podem também ser considerados como religião, se pensarmos em religião como um conjunto de normas e valores humanos junto à crença em uma ordem sobre-humana. Vemos a ascensão e o declínio dos impérios até a formação do nosso atual império global. E por fim percebemos a paz que desfrutamos atualmente porque uma outra guerra mundial seria insustentável. E assim, apesar dos atuais conflitos, temos provas de que nunca existiu um momento de tanta paz no mundo como agora. 

Devo dizer que esse livro me marcou. A forma como Harari escreve é convidativa e de fácil entendimento. Ele traz conceitos complexos de forma clara e pela quantidade de notas e de referências fica evidente a extensa pesquisa que foi realizada para que esse livro fosse escrito.
Harari ganhou aqui mais uma fã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul