Livro | A Redoma de Vidro

A primeira vez que ouvi falar em Sylvia Plath foi em um dos livros que mais gosto, Eu Sou o Mensageiro. Nesse livro a obra de Sylvia Plath, um poema em especial, tem um papel importante para o protagonista. A forma como Sylvia transforma sua tristeza em algo belo como aquele poema me deixou interessada em conhecer sua obra. Ela escreveu muitos poemas e apenas um romance: A Redoma de Vidro. Suicidou-se pouco depois da publicação do livro.

Não encontrei os créditos da imagem, mas não pude deixar
de publicá-la porque retratada exatamente o que
pensei quando li o poema de Sylvia em Eu Sou o Mensageiro

Sabendo o pouco que sei sobre Sylvia, a personagem principal parece ela própria em vários aspectos. Esther demonstra insegurança, o desânimo e a solidão (apesar de estar cercada de pessoas) típicos de alguém com problemas de depressão. Lendo A Redoma de Vidro sinto como se estivesse invandindo os sentimentos mais profundos dela. É bastante perturbador  saber que esse romance foi escrito dois anos antes da morte da autora. 

O romance é sobre a história de Esther Greenwood, uma garota de 19 anos que se esforçou bastante em sua vida acadêmica e que agora era aprendiz de uma editora de uma revista intelectual de moda. Nada foi fácil. Na verdade aquilo era o que ela queria. E mesmo assim ela se sente insastisfeita por não ter os mesmos anseios que suas colegas e por não ter coragem de fazer o que deseja, vivendo à sombra de sua amiga Doreen, a qual ela admira muito pela beleza e personalidade.


"Eu me vi sentada na bifurcação dos galhos desta figueira, morrendo de fome, só porque eu não conseguia me decidir de qual figo escolher. Eu queria cada um deles, mas escolher um significaria perder todo o resto, e, enquanto eu estava sentada ali, incapaz de me decidir, os figos começaram a se enrugar e ficarem pretos, e, um por um, eles caíram ao chão, aos meus pés."

E busca desculpas para ser infeliz. Como o modo que se afastou de Buddy por um motivo sem sentido. Como ela sempre faz. Como eu sempre faço. Me assusta ser tão parecida com Esther. Assusta mesmo. O livro parece ter sido feito pra mim. Conforta perceber nos comentários de outros leitores que muita gente se identifica. Todo mundo tem seu inferno particular e Sylvia foi capaz de expor o dela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul