Livro | O milagre da manhã (Hal Elrod)

Depois que comecei nessa onda de livros de "desenvolvimento pessoal" não parei mais. O milagre da manhã surgiu em uma das conversas no clube do livro e depois ressurgiu em uma conversa com uma amiga. Ela não tinha lido, mas tinha recebido uma ótima indicação. Então resolvi ler.

Hal Elrod inicia o livro dizendo que ele não é um escritor. Pode até ser, mas ele é um cara muito inteligente que soube transformar um período difícil da sua vida no propulsor que ele necessitava para crescer. E passa o livro inteiro vendendo essa ideia para os leitores (bem como fazendo propaganda da sua comunidade no facebook, do seu site, do seu outro livro, e por aí vai).

O milagre da manhã é um método simples. E eu acho uma proposta muito interessante. Vou até iniciar  meu milagre da manhã (posso até vir depois contar como as coisas estão andando). Mas 196 páginas me pareceu demais, às vezes até repetitivo.

O método consiste em acordar pelo menos uma hora antes do seu horário normal e nessa uma hora (ou mais, se você quiser acordar mais cedo ainda) realizar algumas tarefas para o seu desenvolvimento pessoal. Essas coisinhas que queremos fazer por nós mesmos mas nunca colocamos como prioridade, e acabam se perdendo no meio dos compromissos do dia. Na noite anterior você tem que programar detalhadamente o que você vai fazer durante essa manhã. Hal tem até algumas sugestões para isso, que ele resume em: Afirmações (que devem ser feitas na noite anterior), Silêncio e meditação, Visualização, Leitura, Escrita (de um diário) e Exercícios físicos. E então ele sugere uma rotina para realizar cada um desses passos, mas cada um faz suas adaptações para se adequar melhor aos seus objetivos e estilo de vida.

E passa o resto do tempo se fundamentando nas suas experiências pessoais para justificar a importância do milagre da manhã. Não sei se estou crítica demais, mas eu esperava alguma pesquisa que embasasse melhor o que ele estava propondo. Outra coisa é que Hal se baseia muito na meritocracia. Eu entendo que é um livro para ajudar a aumentar seu potencial para de tornar a pessoa que você quer ser (é preciso se desenvolver em uma pessoa nível 10 para ter uma vida nível 10), mas nem sempre isso depende só do nosso esforço. 

Ele também fala de uma forma exagerada como se acordar cedo fosse transformar todos os aspectos da sua vida, e que você irá despertar todos os dias ansioso por começar o seu dia, como se fosse uma criança na manhã do natal. Essas coisas não me convencem. Posso mudar de ideia depois de fazer a experiência de 30 dias proposta no livro. Veremos.

Então, com todas essas ressalvas digo que ele tem boas ideias, vou tentar pôr em prática. Fico meio dividida, porque o livro realmente não foi tudo o que eu estava imaginando, ao mesmo tempo em que destaquei vários trechos de motivação para revisitar depois. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul