Livro | @mor

Queridx leitor(a),

Não gosto de chick-lit. Bem, na verdade eu tenho um preconceito com esse gênero. Digo preconceito porque os únicos chick-lit que eu já li foram os do Maurício Gomyde e eu gostei bastante (pelo menos dO Mundo de Vidro sim, do Ainda não te disse nada, nem tanto). Mas sabe o que me incomoda e me faz ter esse preconceito com relação a esses tipos de livro? Sempre imagino que vai ser só mais uma na comédia romântica. Somente mais da mesma história previsível.

Com @mor foi diferente. Certo, logo no início eu já imaginava saber qual seria o desfecho. Mas @mor tem uma proposta inovadora: a história é inteiramente contada através dos e-mails que os dois protagonistas trocam. Eles nem se conhecem, toda a relação se inicia por mero acaso e se desenrola e evolui, mas nós acompanhamos apenas o que eles visualizam em suas caixas de entrada. Claro que há um contexto, afinal os personagens têm suas vidas além do mundo virtual. E esse contexto fica por conta da nossa imaginação. Mas não é apenas isso que torna o livro interessante. Os personagens são incrivelmente verdadeiros e se expõem um ao outro muito abertamente, de uma forma que eu não teria coragem de falar a alguém, mesmo que fosse um estranho, que não tem a intenção de me conhecer pessoalmente.

Dois estranhos trocando e-mails carregados de sentimentos (sem serem melosos, por favor) e aos poucos se apaixonando por aquela imagem criada em suas mentes. Amor platônico. Pura, simples e reconhecidamente. Duas pessoas francas e completamente transparentes. Os seus pensamentos mais puros e os mais profanos, todos expostos. Talvez de uma forma espontânea, talvez de uma forma calculada. Claro, todo mundo tem uma forma única de se expressar, mas a depender da habilidade com as palavras, pode-se soar diferente da realidade, dando margem para que no imaginário, as lacunas deixadas nas mensagens, sejam preenchidas com expectativas perfeitas e apaixonantes que nunca seriam desfeitas se não houvesse um encontro.

Daniel  Glattauer soube explorar muito bem essa sua ideia inovadora dentro do universo chick-lit, criando personagens envolventes, contraditórios, apaixonados, intensos e lindos. E o final? Bem, o final é satisfatório, se encaixa muito bem. Não soa como essas coincidências mirabolantes raízes de muitas das minhas decepções literárias. Não gosto de nada perfeitinho demais e adoro quando o autor dá margem à minha imaginação. Foi aí que Daniel me ganhou. Em @mor eu me sentia parte da construção da história. Gostei da experiência.
Cordialmente,

Manu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro | Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Livro | Almas Fartas - Matheus Tévez e Ruan Passos

Alien azul